terça-feira, 16 de outubro de 2012

Apnéia Obstrutiva do Sono: As conseqüências mortais do Ser sonolento


Por Linda Orlando

Todos no mundo funciona melhor durante todo o dia, se eles tiveram um sono de boa noite. Mesmo os estudantes universitários cramming no último minuto para um exame irá fazer melhor no teste de se obter pelo menos seis horas de sono antes de levantar-se e aguçar os lápis. E com o mundo de hoje em ritmo acelerado de jam-embalados cronograma e nomeação cheias de calendários, mais e mais pessoas não estão recebendo a quantidade de sono que eles precisam. Mas para algumas pessoas, mesmo ficando oito ou nove horas por noite não é suficiente para mantê-los de cochilar depois do almoço. Se você é uma dessas pessoas, você pode estar sofrendo de um distúrbio grave do sono que você nem sabe que você tem e se não for tratada, ela pode eventualmente resultar em consequências graves para a saúde e até morte prematura.

Apneia do sono obstrutiva, ou OSA, é causada por um bloqueio da via aérea durante o sono, normalmente quando o tecido mole na parte de trás da garganta colapsa e fecha. A palavra "apnéia" é uma palavra grega que significa literalmente "sem respiração". Pessoas que sofrem de apnéia do sono ("sono sem respiração") literalmente parar de respirar enquanto eles estão dormindo. Um apnéia é definida clinicamente em adultos como a cessação da respiração, que dura pelo menos dez segundos. Mesmo as crianças podem sofrer de apneia do sono, com uma apneia sendo uma cessação da respiração que dura o equivalente a dois e uma metade respirações perdidas (o período de tempo é diferente, dependendo da idade da criança). Além de apnéias, as pessoas com SAOS também pode ter casos de hipopnéias. A palavra "hipopnéia" também vem do grego, com "hipo" significa "menos do que o normal", e "PNEA" que significa "respiração". A hipopnéia não é uma instância onde o dorminhoco completamente pára de respirar, mas o fluxo de ar é reduzido ou o dorminhoco está lutando para respirar. A cada apnéia e hipopnéia, o nível de oxigênio na corrente sanguínea normalmente cai, às vezes a níveis perigosos.

Apnéia do sono é um distúrbio muito comum, mas é frequentemente esquecido ou mal diagnosticados. Os Institutos Nacionais de Saúde estimativa de que pelo menos 12 milhões de homens americanos, mulheres e crianças têm apnéia do sono não diagnosticada ou diagnosticada. Quando uma pessoa com OSA está dormindo e tem um evento apnéia, o cérebro rapidamente desperta a pessoa, a fim de causar-lhe para retomar a respiração. Mas isso resulta da excitação breves em sono extremamente fragmentado, qualidade pobre. Pessoas com apnéia do sono não tratada nem sequer estão conscientes dos despertares, mesmo que eles podem parar de respirar por vezes centenas de vezes durante a noite, e muitas vezes por um minuto ou mais. Eles estão conscientes, no entanto, de ser sonolência durante o dia. Ronco alto, às vezes interrompido por um período de silêncio, é um sinal típico de apnéia do sono, embora nem sempre está presente, especialmente em crianças.

Fatores de risco para a apnéia do sono incluem uma história familiar de apnéia do sono, excesso de peso, um pescoço grande, um queixo recuado, tabagismo, uso excessivo de álcool, e alterações na estrutura das vias aéreas superiores. Os machos, pessoas com mais de 40 anos de idade, e certos grupos étnicos (negros, das ilhas do Pacífico, e os mexicanos) parecem ser mais em risco, mas a apnéia do sono pode afetar homens e mulheres de todas as idades, incluindo crianças, e de qualquer peso. Se você acha que pode ter apnéia do sono, um estudo do sono pode determinar se deve ou não fazer, e se assim for, a gravidade dos seus sintomas. Um estudo do sono é muito simples, não invasivo, o procedimento não-medicados onde você passar a noite em um laboratório do sono do hospital ou clínica. Um técnico atribui algumas pistas para o couro cabeludo e conecta-lo a um EEG para monitorar as ondas cerebrais durante o sono, um pequeno clip é preso em seu dedo para monitorar a saturação de oxigênio em seu sangue, e então tudo que você faz é ir dormir. É praticamente tão fácil quanto passar a noite em um hotel, mas oferece muito mais do que até mesmo uma sala de pelúcia em um hotel 5 estrelas pode oferecer. Este teste pode não só melhorar a sua qualidade de vida, que poderia salvar sua vida.

A American Sleep Apnea Association fornece um teste de cinco perguntas curtas em seu site para ajudá-lo a decidir se você pode sofrer de apnéia do sono. Pegue o "Qual é o seu Pontuação ronca?" teste e, se você responder "sim" a alguma das perguntas, você deve discutir seus sintomas com seu médico ou um especialista do sono. Você também pode querer participar de uma reunião de um AWAKE grupo em sua área. A.W.A.K.E. significa "alerta, assim, manter e energética", características que definitivamente não são a norma para as pessoas com apnéia do sono não tratada. Os membros da A.W.A.K.E. Rede são mais bem informados sobre sua doença e os tratamentos para isso, e eles são mantidos atualizados sobre os últimos desenvolvimentos e tratamentos.

Se a apnéia do sono é deixada sem tratamento, as conseqüências para sua saúde podem ser extremamente graves, incluindo até mesmo a morte. Quando não tratada, a apnéia do sono pode causar pressão alta e outras doenças cardiovasculares, problemas de memória, ganho de peso e dores de cabeça. Pessoas com apnéia do sono não tratada pode também queixar-se de cair no sono indevidamente, cefaléia matinal, sentimentos de depressão refluxo gástrico, noctúria (necessidade de utilizar o banheiro com freqüência à noite), envelhecimento precoce e impotência. As crianças com apnéia do sono não tratada pode ser hiperativo. Além disso, a apnéia do sono não tratada, como privação de sono, pode ser responsável por não só a saúde em declínio, mas também acidentes de trabalho por imparidade de veículos e motor. Então, se a apnéia do sono não tratada faz com que você adormeça ao volante, sua falha em tratar a sua condição médica pode resultar em ferimentos ou morte de outros. Evitar esse desfecho trágico é fácil tudo o que você tem a fazer é passar uma noite em um laboratório de sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário